A Gaiurb, através da Escola Oficina, desenvolveu dois projetos de inclusão social com identidades visuais complementares mas focos distintos: o CIS (Centro de Inclusão Social) e o LabIN. Durante o meu estágio na Gaiurb, fui responsável pela criação do Manual de Normas Gráficas para ambos os projetos, assegurando uma comunicação coesa e profissional em todos os materiais.
Ambos os projetos têm como objetivo promover a inclusão social e capacitar diferentes grupos da comunidade, usando abordagens inovadoras adaptadas às suas necessidades específicas. A identidade visual comum foi desenvolvida para destacar os valores de inovação, inclusão e transformação social da Escola Oficina.
LabIN
O LabIN é um projeto focado na capacitação de adultos pouco qualificados, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para a integração no mercado de trabalho. Utilizando metodologias inovadoras, o LabIN oferece formação prática e experiências de aprendizagem criativas que ajudam os participantes a melhorar as suas oportunidades de emprego e inclusão social.
Durante o meu estágio, desenvolvi o Manual de Normas Gráficas para o LabIN, definindo diretrizes para a utilização do logótipo, paleta de cores, tipografia e elementos visuais, garantindo uma comunicação uniforme e alinhada com a missão de inovação e inclusão do projeto.
CIS (Centro de Inclusão Social)
O CIS dedica-se à inclusão de adultos com deficiência ligeira ou incapacidade. Através de atividades de formação, desenvolvimento pessoal e social, o CIS visa proporcionar novas oportunidades, ajudando-os a adquirir competências que facilitam a sua integração na sociedade.
No meu trabalho com o CIS, também desenvolvi um Manual de Normas Gráficas específico, que definiu diretrizes claras para a utilização do logótipo, paleta de cores, tipografia e elementos visuais em todos os materiais de comunicação, desde brochuras e cartazes a materiais digitais.
Como Funciona
Através destes dois projetos, a Gaiurb e a Escola Oficina criaram uma abordagem integrada para a inclusão social, cada um com o seu foco específico mas ambos complementares na sua missão de capacitar diferentes grupos da sociedade. A identidade visual comum ajuda a unificar estas iniciativas sob um propósito maior, promovendo uma comunicação clara e eficaz junto da comunidade.
O LabIN centra-se em apoiar adultos pouco qualificados no geral, enquanto o CIS é direcionado especificamente para adultos com deficiência ligeira ou com incapacidades, fornecendo programas mais adaptados a essas condições.
Cada projeto, portanto, atende a um grupo-alvo diferente e utiliza abordagens específicas para promover a inclusão e a capacitação social e profissional.

Veja também

Back to Top